Regras
Aqui algumas regras, curiosidades e particularidades do software para facilitar o entendimento do processo como um todo. Todos aqui separados por tela.
Cadastros
Cadastro de Eventos
Este cadastro é obrigatório para o funcionamento da cronometragem
Campos Obrigatórios:
- Descrição
- Cidade
- Estado
- Local
- Extensão da Pista (mts)
- Campeonato
- Data Início
- Data Término
- Diretor
- Responsável Cronometragem
Enduro FIM Para a modalidade Enduro FIM, este cadastro servirá para se referir ao Campeonato. Como um campeonato acontece em várias cidades, então pode colocar qualquer dado nos campos de cidade e estado. Local e extensão de pista também pois estes dados não influenciam nesta modalidade.
Cadastro de Pilotos
Este cadastro é obrigatório para o funcionamento da cronometragem
Este cadastro é um cadastro básico, tendo como função apenas manter uma base de pilotos, que normalmente não será apagada visto que nas competições e campeonatos a maioria destes pilotos se inscrevem sempre.
Campos Obrigatórios:
- Nome
- Cidade
Patrocinadores não são obrigatórios, mas em algumas organizações estaduais e nacionais são exigidos para geração de XML para transmissão ao vivo.
Cadastro de Equipes
Este cadastro é obrigatório para o funcionamento da cronometragem
Este cadastro por mais que campeonatos amadores não utilizem, é necessária a presença de pelo menos um registro para estabilizar o sistema, visto que outras modalidades como Enduro FIM a utilizam para formação de ranking por equipes também.
Todos os campos são Obrigatórios.
Cadastro de Categorias
Este cadastro é obrigatório para o funcionamento da cronometragem
Neste cadastro de um campo só, apenas os nomes das categorias participantes são cadastrados.
O único campo nome é obrigatório
Cadastro de Baterias
Este cadastro é obrigatório para o funcionamento da cronometragem
Enduro FIM Para a modalidade Enduro FIM este cadastro funciona como o cadastro das Etapas, e pode levar a descrição como o nome da etapa. Nesta modalidade, o Tipo da Bateria, Tempo Mínimo de Volta e Voltas não influenciam na apuração, sendo que estes campos podem ser preenchidos com dados aleatórios
Campos Obrigatórios:
- Descrição
- Tipo da Bateria
- Hora Início
- Duração
- Tempo Mínimo de Volta
- Voltas
O Tipo da Bateria quando em modalidade Motocross ou Rally, influencia na classificação, sendo:
- Corrida: Classifica por Volta e Tempo Corrido
- Treino: Também classifica por Volta e Tempo Corrido, apenas está lá para separar baterias de treino que necessitarem ser gravados os dados
- Tomada de Tempo: Classifica pela Melhor Volta, não importando quantas voltas o piloto deu, classificará sempre pela menor volta que foi registrado do piloto.
O Tempo Mínimo de Volta nas Modalidades Motocross ou Rally influencia diretamente na leitura, pois se um piloto der uma volta em tempo menor que este dado, a leitura é descartada. Este é um mecanismo de segurança para que se um piloto caia próximo ao alcance do portal, ou corte caminho, garante que não gere leituras desnecessárias.
As Voltas influenciam quando o líder da prova atinge o número de voltas cadastrados para aquela bateria. Quando isto acontece, o programa entende como a última volta do piloto e não registra mais leituras após todos os pilotos passarem nesta última leitura, estando na volta ou não.
Cadastro de Motocicletas
Este cadastro não é obrigatório e não afeta o funcionamento da cronometragem
Como um artifício para campeonatos nacionais, que exigem cadastro das motocicletas este cadastro foi feito
Campos Obrigatórios:
- Marca
- Modelo
- Chassi
- Pneu
- Cilindradas
- Piloto
Foi realizada a amarração do piloto à motocicleta por entendimento de que um piloto pode ter mais motocicletas, assim dando segurança que aquele piloto está pilotando um veículo de sua propriedade.
Configurações
As configurações ao serem salvas indicam se o módulo está ligado e o banco acessível, ela avisará se algum dos dois não estiver disponível, assim servindo para conferir se está tudo correndo bem com as conexões necessárias.
Na modalidade Rally/Turismo utiliza-se o sistema de pontos até o 10º lugar Enduro FIM mesmo possuindo sistema de pontuação ele ja é automático.
RFID
- Sempre deixe a potência do leitor no máximo, a não ser que em um ambiente controlado, o integrador dê instruções de abaixar.
- RSSI sempre desligado, a não ser que o ambiente seja complicada a leitura direta, então o integrador orienta a ligar.
- Prefixo e Posição da Máscara sempre vai ser dado pelo integrador para a configuração, não mexa.
- Este equipamento utiliza a chamada seção 3, que energiza o Chip, recebe o número dele e só acatará a informação de novo quando o Chip desenergizar, o que pode levar entre 20 a 40 segundos, este é outro dispositivo de segurança pra evitar leituras desnecessárias comprometendo o resultado da prova
- Teste de Leitura e Antenas só funciona com Kits Cross conectados
- Exportação XML não deve ser ativada sem orientação do integrador pois ela exporta aos moldes da Confederação Brasileira de Motocross, sendo assim seu sistema de transmissão ao vivo pode exigir outra estrutura de arquivo para receber os dados.
- Os Logotipos sempre em .jpg
- Toda e qualquer alteração deve ser seguida do salvamento das informações pelo botão indicado na seção de configuração
Inscrições/Competição
Esta tela é super importante pois liga todos os dados necessários para o funcionamento da cronometragem. Se nela os dados não estiverem corretos, podem ocorrer erros como dados indo para outro piloto, não identificação do piloto, erros de cálculo e etc.
- Importante lembrar que todos os dados devem ser preenchidos de todas as baterias necessárias
- Para junção de categorias, basta incluir os pilotos com as categorias desejadas, essa junção já acontece nessa etapa
- Cuidado ao importar pilotos de uma bateria para a outra, se atente se for necessário modificar algum dado
- Se algo for modificado em uma bateria que já correu, o programa automaticamente irá alterar os dados modificados nas tabelas de apuração no banco também, assim refletindo os dados na cronometragem. Isto acontece também nos cadastros comuns.
Cronometragem
Aqui que vamos apurar os resultados, temos 3 opções
Modalidade Velocross/Motocross
Nesta modalidade lembre-se:
- A leitura sempre respeita o tempo mínimo de volta e a seção 3
- Tempo Mínimo de Volta: O tempo de volta do piloto não pode ser menor do que este dado, se for, a leitura não será registrada.
- Seção 3: Ela está ativada automaticamente para reforçar a segurança de leitura, o Chip do piloto é energizado pela Rádio Frequência e então retorna o número dele para a antena. Enquanto este Chip estiver energizado a antena não considerará mais a leitura. Esta energização dura em média 20 a 40 segundos se o chip estiver distante da antena, pois enquanto estiver próximo ele estará sendo energizado.
- Só é permitido iniciar a prova sem equipamento se o Modo RFID Offline nas configurações estiver marcado.
- A leitura RFID é ativada automaticamente ao Iniciar a Prova
- Leituras em vermelho deve-se atentar que o piloto deve estar cadastrado primeiro antes de ser colocado na bateria
- Toda bateria fica gravada no banco de dados e tem opção de impressão em qualquer tela
Modalidade Rally/Turismo
Nesta tela o esquema é o mesmo do anterior, mas atente-se que, para Rally/Turismo que deve-se ter uma tomada de tempo para formação de Grid, então corre-se 3 baterias para formar o resultado final, então ao cadastrar defina bem o nome das baterias para que não haja confusão.
O Botão de Relatório Final deve-se escolher 3 baterias diferentes e gerar o resultado. Toda bateria fica gravada no banco de dados e tem opção de impressão em qualquer tela
Modalidade Enduro FIM
Na modalidade, temos os botões de carregamento que permitem que os arquivos sejam carregados. Ele rejeita os arquivos fora do padrão.
- Sempre escolha as opções de apuração antes de carregar os arquivos para melhor efetividade e evite de esquecimento.
- As opções de Equipe só funcionam na Aba Geral e na Campeonato
- Toda bateria fica gravada no banco de dados e tem opção de impressão em qualquer tela